junho 16, 2024

O aeródromo de Manguinhos
O aeródromo de Manguinhos

De 1936 a 1961, funcionou, no que hoje é a comunidade da Vila do João, no bairro do Complexo da Maré, o aeródromo de Manguinhos.

Na época de sua existência, o aeródromo estava incluído no região histórica de Manguinhos, daí o seu nome. Hoje, se existisse, estaria inserido no bairro da Maré, que foi criado somente em 1988.

O aeródromo sediou o Aeroclube do Brasil depois de suas passagens - então como Aero Club Brasileiro - pelo Campo dos Afonsos e pela Ponta do Galeão.

Na verdade, o Aeródromo de Manguinhos foi criado justamente para receber o Aeroclube do Brasil, após um período de inatividade. Claudia Musa Fay e Rejane de Souza Fontes afirmam que não foi possível encontrar, em sua pesquisa sobre esse aeroclube, documentos oficiais que comprovassem a cessão do terreno em Manguinhos para a escola de aviação, seja por autoridades municipais ou federais.

Seu fechamento ocorreu em 1961, embora não completamente, já que, segundo o blog Cultura Aeronáutica, até 1972 uma empresa de manutenção manteve um hangar no aeródromo.

Abaixo, fizemos um trabalho de pesquisa envolvendo o uso de mapas atuais e históricos, com algumas informações importantes.

Acima, é possível visualizar em marrom a área em que o aeródromo estava contido. Foi em 1982 que a comunidade da Vila do João nasceu.

Geo-história

Mappa do Districto Federal : [cidade do Rio de Janeiro]
1911
Olavo Freire

Neste mapa de 1911 - portanto, anterior à existência do aeródromo de Manguinhos -, a área que um dia chegou a ser esse aeródromo era a própria Baía de Guanabara, e estaria onde aparece escrito Manguinhos. Note a presença de duas ilhas: do Pinheiro e do Bom Jardim.

Rio de Janeiro
1964
Autoria desconhecida

Neste mapa de 1964 - portanto, posterior ao fechamento do aeródromo de Manguinhos, embora ainda estivesse aberta a empresa de manutenção lá sediada -, a área que um dia foi esse aeródromo fazia fronteira com a Baía de Guanabara, e aparece nomeada no mapa. Note que a ilha do Bom Jardim já não aparece mais no mapa, tendo sido anexada ao continente, além de ter sido criado o canal do Cunha e a Avenida Brasil.

Rio turístico
1974
Autoria desconhecida

Neste mapa de 1974 - portanto, posterior ao fim definitivo de operações aéreas no aeródromo de Manguinhos, mas anterior à existência da Vila do João -, a área que um dia foi esse aeródromo ainda aparece assim identificada. A pista está pintada de amarelo, indicando sua direção. Note que a ilha do Fundão já havia sido ampliada, mas que a ilha do Pinheiro ainda existia.

[Planta da cidade do Rio de Janeiro]
1990
Instituto de Planejamento Municipal (Rio de Janeiro, RJ)

Neste mapa de 1990 - portanto, posterior ao nascimento da Vila do João na área do finado aeródromo de Manguinhos -, a área que um dia foi esse aeródromo já não faz mais uma linha de costa com a Baía de Guanabara. Isso ocorreu por conta do aterramento de grande área no Complexo da Maré. Note que a ilha do Pinheiro aparece no mapa anexada ao continente, em uma área verde.

Fotografias

Nas imagens abaixo, é possível ver o aeródromo de Manguinhos nos anos de 1935, 1940 e 1941.

Fonte: Museu Aeroespacial. 1935.
Disponível em: Brasiliana Fotográfica.

Fonte: Museu Aeroespacial. 1940.
Disponível em: Brasiliana Fotográfica.

Fonte: Museu Aeroespacial. 1941.
Disponível em: Brasiliana Fotográfica.

Fontes:
- Agência Bafafá. Manguinhos, o aeroporto esquecido do Rio funcionou entre 1936 e 1959. 2023.
- Claudia Musa Fay e Rejane de Souza Fontes. O papel do Aeroclube do Brasil na construção de uma política nacional de aviação brasileira (1911-1972). 2017.
- Cultura Aeronáutica. Manguinhos: um aeroporto esquecido no Rio. 2024.

Últimas modificações04/01/2025

Nenhum comentário:

Postar um comentário