setembro 20, 2024

Itaguaí (RJ) e Itajaí (SC)
Itaguaí (RJ) e Itajaí (SC)

Itaguaí, no Rio de Janeiro, e Itajaí, em Santa Catarina, podem parecer municípios muito distintos à primeira vista. O primeiro localiza-se na região Sudeste e conta com portos responsáveis por uma importante parcela da exportação mineral do país. O segundo situa-se no Sul e destaca-se por sua forte tradição pesqueira.

No entanto, alguns fatos curiosos unem esses dois municípios. Primeiramente, ambos têm nomes de origem tupi: Itaguaí (RJ) significa "lago entre pedras" ou "rio de água amarela", enquanto Itajaí (SC) significa "rio dos taiás". Em segundo lugar, há a importância que o oceano tem para suas economias. E, por fim, diretamente ligado ao segundo fator, há a relevância do extrativismo em cada região: Itaguaí (RJ), com seus portos que exportam minerais provenientes de outras áreas, e Itajaí (SC), com sua forte atividade pesqueira. No entanto, o que mais chama a atenção é que ambos estão no centro de projetos estratégicos para a defesa do país, sendo polos de construção de belonaves para a Marinha do Brasil.

Em Itaguaí (RJ), está em andamento um dos projetos mais ambiciosos da Marinha: o Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB). Esse programa envolve a construção de submarinos da Classe Riachuelo, baseados na tecnologia francesa do Naval Group, modelo Scorpène, com algumas modificações solicitadas pela Marinha do Brasil. No total, o PROSUB gerou cerca de 22 mil empregos diretos. O estaleiro responsável pela produção dessas belonaves está situado na Baía de Sepetiba.

Já em Itajaí (SC), estão sendo fabricadas as fragatas da Classe Tamandaré. Esses navios, baseados na tecnologia alemã da thyssenkrupp, modelo MEKO A100, também foram personalizados para atender às demandas do Brasil. A construção dessas fragatas envolve a geração de aproximadamente 8 mil empregos diretos e indiretos. O estaleiro responsável pela produção está localizado no rio Itajaí-açu.

Enfim, podemos dizer que Itaguaí (RJ) e Itajaí (SC), embora separados por quase 666 quilômetros, possuem destinos interligados. Ambas contribuem para fortalecer a soberania do Brasil no oceano, gerando milhares de empregos e impulsionando o desenvolvimento econômico em suas regiões.

Fontes:
- Agência Gov. Lançamento da 1ª fragata classe Tamandaré gera 23 mil empregos e impulsiona a indústria naval. 2024.
- Diário do Porto. Porto de Itaguaí expande exportação de minério de ferro. 2023.
- Marinha do Brasil. Marinha lança Submarino “Tonelero” ao mar, em Itaguaí (RJ). 2024.
- nd+. Itajaí é 1º lugar em ranking da pesca em Santa Catarina. 2024.
- Wikipedia. Itaguaí e Itajaí. 2024.

Últimas modificações15/12/2024

Nenhum comentário:

Postar um comentário