janeiro 26, 2025

Pesca no Delta do Danúbio: Letea
Pesca no Delta do Danúbio: Letea

A pesca artesanal fluvial é uma prática tradicional que ainda persiste em algumas regiões da Europa, principalmente naqueles países de menor desenvolvimento. Esse tipo de atividade é especialmente significativa em áreas como o Delta do Rio Danúbio, que abrange partes da Romênia e da Ucrânia. O delta é uma das maiores áreas úmidas da Europa, e abriga uma rica biodiversidade.

Nela, os pescadores utilizam embarcações pequenas e métodos simples, como redes manuais e armadilhas tradicionais, para capturar espécies de peixes de água doce. Na Romênia, regiões próximas a cidades como Tulcea e Sulina destacam-se por manterem vivas essas tradições. Segundo tradução do verbete Delta do Danúbio da Wikipedia em inglês:

Com uma densidade populacional média de 2 pessoas por km2, o Delta do Danúbio é uma das regiões menos habitadas da Europa temperada. Do lado romeno vivem cerca de 20.000 pessoas, das quais 4.600 vivem no porto de Sulina. O resto da população está espalhada por 27 aldeias, das quais apenas três, todas situadas marginalmente, tinham mais de 500 pessoas em 2002. A cidade de Tulcea, na borda oeste do delta, tem uma população de 92.000 habitantes (em 2002). Ela representa o nó da região e o portão para o delta.

O isolamento agudo da região e as duras condições de vida, baseadas principalmente na subsistência, fizeram do Delta do Danúbio um local de emigração, ou pelo menos de trânsito. Muito poucos dos nascidos na região permanecem lá até a idade adulta (...). A população total permaneceu mais ou menos constante ao longo do século 20; havia 12.000 habitantes na década de 1890 e 14.000 antes da Segunda Guerra Mundial. (Wikipedia, 2025).

Dentre essas possíveis 27 "aldeias" (na tradução automática do Google), destaca-se Letea, na Romênia, a qual está representada no mapa abaixo:

A respeito dela, um interessantíssimo documentário (provavelmente alemão) retrata, em inglês, a vida de uma família dessa vila (nome dado pelos produtores do vídeo, ao invés de aldeia, como existente na tradução do Google). Mostrando que a criação de gado, galinhas e porcos também fazem parte da economia familiar, o documentário ainda revela alguma preocupação com a conservação dos vegetais e a existência de uma pequena agricultura de subsistência e um pequeno comércio:

Fontes:
- Viaje Comigo. Descborir o Delta do Danúbio, Roménia. 2018.
- Wikipedia. Danube Delta. 2025.
- Youtube (What's cookin' - Culinary Specialities from European Regions). Danube Delta - Living off fishing and homegrown vegetables. 2014.

Últimas modificações26/01/2025

Nenhum comentário:

Postar um comentário