A Serra do Valqueire está localizada entre os bairros Jardim Sulacap, Tanque e Vila Valqueire. Muitos autores consideram importante nomear a Serra do Valqueire como distinta do Maciço da Pedra Branca, já que ela é mencionada diretamente como um dos três divisores de águas entre a Baixada da Guanabara e a Baixada de Jacarepaguá. Essa informação pode ser confirmada em trabalhos sobre as lagoas da última baixada, cujos limites da bacia hidrográfica são definidos pelo Maciço da Pedra Branca, o Maciço da Tijuca e a Serra do Valqueire.
Integram a Serra do Valqueire o Morro do Valqueire (com 311 metros), o Morro do Catonho (203 metros) e o Morro do Cachambi (270 metros).
O Morro do Valqueire faz parte dos contrafortes do Maciço da Pedra Branca e está localizado na zona norte do município do Rio de Janeiro, entre os bairros de Jardim Sulacap, Tanque e Vila Valqueire. Esse morro apresenta altitudes próximas de 300 m, sendo separado do Maciço da Pedra Branca pela Estrada do Catonho, e faz parte de um conjunto de fragmentos que formam um corredor entre o PEPB [Parque Estadual da Pedra Branca] e o Parque Nacional da Tijuca. Apesar dos fragmentos de vegetação existentes nesse corredor se encontrarem cortados por estradas onde o tráfego é intenso, a área funciona como um stepping stone, considerando a conectividade funcional que proporciona, principalmente, para a locomoção de algumas espécies de aves e mamíferos voadores, e ainda para a dispersão de espécies vegetais (...). (INEA, 2013, p. 66).
Nas áreas de baixada em torno da serra, a altitude oscila entre 51 metros (a norte e a leste) e 25 metros (a sul).
Próxima à Serra do Valqueire, encontra-se a Serra do Engenho Velho, que inclui o Morro da Caixa d'Água. No mapa acima, é possível observar que a fronteira entre a Serra do Engenho Velho e a Serra do Valqueire é delimitada pela Estrada do Catonho.
Outra serra próxima à do Valqueire é a Serra do Inácio Dias, que segundo alguns autores, faz parte da Serra dos Pretos-Forros, que é integrante do Maciço da Tijuca. A Serra do Valqueire e a Serra do Inácio Dias são separadas pelo bairro da Praça Seca.
Quanto aos morros, próximos à Serra do Valqueire, podemos listar o Morro dos Afonsos, o Morro Tenente Acácio, o Morro da Rosa, o Morro do Silveira, o Morro Santa Rosa, o Morro do Túnel, o Morro do Jordão, o Morro do Planalto e o Morro do Mato Alto. Não sabemos a que serras (ou maciços) eles pertencem. Além desses morros, há outras que nos mapas não aparecem nomeados.
Além desses aspectos, é válido apontar que a Serra do Valqueire é protegida pela APA (Área de Proteção Ambiental) do Morro do Valqueire, que abrange tanto o Morro do Valqueire quanto o Morro do Catonho. Como vimos anteriormente, ela será fundamental para conectar os fragmentos de vegetação nativa do Parque Estadual da Pedra Branca e do Parque Nacional da Tijuca.
Nas imagens a seguir, extraídas do Capítulo 7 do Plano de Desenvolvimento Sustentável e Ação Climática da Cidade do Rio de Janeiro (2021), é possível visualizar como a serra desempenhará essa conexão.


- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Banco de Dados e Informações Ambientais. Geomorfologia. 2025.
- Instituto Estadual do Ambiente. Plano de Manejo do Parque Estadual da Pedra Branca - PEPB. 2013.
- Lea Piumbim Rebelo. Diagnóstico da qualidade da água do complexo lagunar de Jacarepaguá de 2001 a 2015. 2016.
- Mapcarta. Morro do Cachambi, Morro do Catonho e Morro do Valqueire. 2025.
- OpenTopMap. Coordenadas (-22.90132 -43.37342). 2025.
- PeakVisor. Morro do Valqueire. 2025.
- Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Corredores de Sustentabilidade. 2021.
- Ruy José de Almeida Pernambuco e outros. Diagnóstico do Desmatamento nos Maciços da Tijuca, Pedra Branca e Gericinó, Município do Rio de Janeiro. 1979.
- Wikimapia. Morro do Cachambi, Serra do Engenho Velho, Serra do Inácio Dias e Serra do Valqueire. 2025.
- Wikipedia. Serra do Pretos-Forros. 2025.
Nenhum comentário:
Postar um comentário