dezembro 11, 2025

Campo de Instrução de Gericinó (CIG)
Campo de Instrução de Gericinó (CIG)

Ao observar uma imagem de satélite da região metropolitana do Rio de Janeiro (RJ), é quase certo que muitos identificarão, na porção oeste, os maciços e as baixadas da capital fluminense, com suas áreas verdes e manchas urbanas. Ainda assim, costuma chamar atenção uma extensa área plana e verde próxima ao Maciço de Gericinó-Mendanha.

Esse espaço está incluso no Campo de Instrução de Gericinó (CIG), pertencente ao Exército Brasileiro. Localizado nos municípios do Rio de Janeiro, Mesquita e Nilópolis, o CIG está situado em duas regiões geomorfológicas da metrópole fluminense: a Baixada da Guanabara e parte do próprio Maciço de Gericinó-Mendanha.

O funcionamento do campo de instrução remonta, provavelmente, a 1923, embora seja utilizado para exercícios desde 1905. Atualmente com 37,3 km², o CIG já foi maior: uma reportagem de O Globo, de 2012, apontava uma área de 53 km². A redução pode estar relacionada à cessões de parte do terreno como ocorreu no caso do município de Nilópolis, onde foi criado o Parque Natural do Gericinó.

Constituem o patrimônio do CIG as seguintes áreas: as fazendas Tatajuba (9,3 km²), Cabral (9,4 km²), Bananal (2,1 km²), Pindobal (1,6 km²), Gericinó (6,3 km²), Água Branca (20 mil m²) e Engenho Novo Piedade (38 mil m² e 4,8 km²); o sítio Dendê (224 mil m²); parcelas da antiga fazenda Monte Alegre (197 mil m², 26 mil m² e 8 mil m²); a fazenda Sapopemba (2,3 km²); a área do Parque Radical (495 mil m²) e, possivelmente, ainda uma área revertida ao SPU (425 mil m²), além de áreas atribuídas à Prefeitura de Nilópolis (633 mil m², onde funciona o Parque Natural do Gericinó) e à CEDAE (6,8 mil m²).

Do ponto de vista ambiental, a presença do CIG contribui para a amenização das temperaturas no Rio de Janeiro e nos municípios vizinhos. Isso ocorre apesar da escassa arborização em boa parte de sua área mais baixa e plana. Em contrapartida, nas proximidades do campo de instrução encontra-se a Floresta do Camboatá, também administrada pelo Exército, em condição ambiental mais preservada.

Pela área do CIG passam dois importantes rios da RMRJ - o Sarapuí e o Pavuna - sem que o campo de instrução contribua com qualquer tipo de poluição.

Com base em mapas do próprio CIG, é possível afirmar que dentro de seus limites estão o Centro Nacional de Tiro e o Parque Radical do Rio - este último inteiramente criado para os Jogos Olímpicos de 2016, ainda que o antigo Centro Olímpico de Tiro também tenha sido beneficiado por obras relacionadas ao evento.

Logo, o Campo de Instrução de Gericinó destaca-se como uma das maiores áreas verdes contínuas da Região Metropolitana do Rio de Janeiro (RJ), funcionando, junto à APA Gericinó-Mendanha, como um estratégico refúgio ambiental capaz de amenizar o clima e equilibrar a intensa urbanização ao seu redor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário