A Serra do Quitungo, a Serra do Retiro e a Serra da Posse estão localizadas no Rio de Janeiro (RJ), situadas exclusivamente na Zona Oeste do município. No shapefile do IBGE, essas três distintas serras são colocadas em uma única feição dos Maciços Costeiros Fluminenses.
Na busca por um nome único, considerando que aparecem como uma única feição da unidade geomorfológica citada, encontramos sérias dificuldades para chegar a uma definição.
Se aceitarmos que o Rio de Janeiro (RJ) é formado por seis grandes regiões geomorfológicas (conforme vimos aqui), sabemos que tanto a Baixada de Guanabara quanto a Baixada de Sepetiba possuem feições dos Maciços Costeiros Fluminenses (serras) em seu interior.
Contudo, há duas feições dos Maciços Costeiros Fluminenses que não estão situadas no interior do que consideramos as baixadas (da Guanabara, de Jacarepaguá e de Sepetiba), e que o próprio IBGE separou das três maiores feições dos Maciços Costeiros Fluminenses presentes no município (que são, como sabemos, as outras três grandes regiões de nossa classificação, formadas pelo Maciço da Pedra Branca, da Tijuca e do Gericinó-Mendanha).
Como então denominar cada uma dessas duas feições? Os nomes que adotamos são:
- Alguns divisores da Baixada da Guanabara e de Sepetiba para a Serra do Quitungo, a Serra do Retiro e a Serra da Posse;
- Alguns divisores da Baixada da Guanabara e de Jacarepaguá para a Serra do Engenho Velho e a Serra do Valqueire; você pode acessar, por enquanto, uma postagem apenas sobre a Serra do Valqueire, clicando aqui.
Tentando então caracterizar essa feição do Maciços Costeiros Fluminenses, vejamos então o que conseguimos:
- A Serra do Quintungo é a mais ao norte, possui entre 249 e 251 metros de altitude e está muito próxima do Maciço de Gericinó-Mendanha. Ela é isolada da Serra do Retiro e da Serra da Posse pela Avenida Brasil. Está situada nos bairros de Campo Grande e Bangu;
- A Serra do Retiro é composta principalmente pelo Morro do Retiro, do Cafuá, dos Coqueiros e da Bandeira. O ponto mais alto da serra é o Morro dos Coqueiros, que possui entre 228 e 235 metros. Está situada nos bairros de Bangu, Senador Camará e Vila Kennedy; e
- A Serra da Posse é composta principalmente pelo Morro da Posse, do Luís Bom e das Palmeiras. O ponto mais alto da serra é o Morro da Posse, que possui 204 metros. Está situada nos bairros de Campo Grande, Senador Vasconcelos e Santíssimo.
Apesar de existirem muitos morros próximos a essas serras, que muito provavelmente fazem parte de cada uma delas, o fato é que, nas áreas de baixadas da Guanabara e de Sepetiba que estão próximas a essa feição dos Maciços Costeiros Fluminenses, a altitude média é de 50 metros.
Fontes:- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Banco de Dados e Informações Ambientais. Geomorfologia. 2025.
- Mapcarta. Morro do Retiro, Serra da Posse e Serra do Quintungo. 2025.
- Wikimapia. Serra da Posse, Serra do Quintugo e Serra do Retiro. 2025.
- Yasmin Lima Friederichs. O sistema fluvio-estuarino da baía de Sepetiba preservado na estratigrafia rasa da plataforma interna adjacente (RJ). 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário