O Complexo de Israel está situado inteiramente na cidade do Rio de Janeiro (RJ), e em janeiro de 2025, incluía cinco comunidades. O complexo é cortado pela Avenida Brasil. Ao norte, estão situadas as comunidades de Vigário Geral e Parada de Lucas, que são contíguas. Ao sul, encontram-se as comunidades de Cidade Alta, Pica-Pau e Cinco Bocas, que não são contíguas.
De acordo com o Mapa de Favelas do Rio de Janeiro (RJ), elaborado pela Prefeitura do município, os territórios ao norte incluem totalmente o Parque Proletário de Vigário Geral (definido pela mídia simplesmente como Vigário Geral) e também o Parque Jardim Beira Mar (geralmente identificado como Parada de Lucas). Ao sul, estão incluídas quatro comunidades em Cidade Alta (Rua Ponto Chique, Parque Proletário de Cordovil, Serra Pelada e Vila Cambuci), uma em Pica-Pau (Cordovil) e uma em Cinco Bocas (Brás de Pina).
Trata-se de uma área que vem passando por um processo de unificação das comunidades, apesar de seus territórios serem, em sua maioria, não contíguos. Essa unificação está sendo promovida por uma organização criminosa, o Terceiro Comando Puro (TCP), em torno da intrigante figura de um traficante evangélico. Embora a denominação "traficante evangélico" gere debates, o fato é que terreiros e igrejas católicas têm sido violentamente destruídos (no caso dos terreiros) ou têm seu funcionamento limitado (no caso das igrejas católicas).
De maneira mais ampla, pode-se afirmar que a territorialidade do Complexo de Israel ultrapassa os limites de suas comunidades. Nos bairros vizinhos, já se observa uma crescente perseguição a terreiros de umbanda e candomblé.
No mapa abaixo, é possível observar as cinco comunidades que compõem o complexo, segundo delimitação feita pelo G1. Observe no mapa a proximidade de parte do complexo (ao norte, com Vigário Geral e Parada de Lucas) com uma importante área da Marinha do Brasil: o Complexo Naval Caxias Meriti.
Além da violência exercida pelo tráfico de drogas, o histórico das comunidades também é marcado pela violência estatal. Enquanto a Cidade Alta foi criada para abrigar moradores removidos de favelas na Zona Sul do Rio de Janeiro (RJ), Vigário Geral ficou internacionalmente conhecida devido a uma chacina que ganhou destaque na mídia.
Outro ponto que chama a atenção no complexo é o fator topográfico. Enquanto as comunidades ao norte estão, em sua maioria, situadas a poucos metros acima do nível do mar, a Cidade Alta, como o próprio nome indica, está localizada a mais de 20 metros acima do nível do mar. Por outro lado, o fato de que Vigário Geral está situado em um terreno de várzea do Rio Pavuna, próximo à Baía de Guanabara, agrava ainda mais os riscos de alagamento para essa comunidade.
Ou seja, em seu conjunto, o Complexo de Israel abrange territórios que enfrentam a violência tanto do tráfico quanto do Estado, além de estarem expostos a sérios riscos ambientais.
Fontes:- Anderson Quack e Luiz Antonio Pilar. Remoção. 2013.
- BBC Brasil. A expansão pelo Brasil dos traficantes que se veem como 'soldados de Jesus'. 2025.
- BBC Brasil. 'Narcopentecostalismo': traficantes evangélicos usam religião na briga por territórios no Rio. 2023.
- G1. Complexo de Israel: entenda como a violência dominou a área que, nos anos 60, recebeu os removidos de favelas no Leblon e na Gávea. 2024.
- G1. Moradores do Complexo de Israel relatam toque de recolher imposto por criminosos. 2024.
- Wikipedia. Chacina de Vigário Geral. 2025.
Nenhum comentário:
Postar um comentário